Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo
Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo
Blog Article
A doença gonocócica é uma das ISTs de maior incidência em nível mundial, atingindo inúmeras pessoas todos os anos. Originada pela agente patogênico Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode comprometer tanto homens quanto mulheres, e, se não diagnosticada e tratada, pode resultar em problemas sérios. Neste conteúdo, trataremos sobre os sinais mais comuns, meios de contágio, diagnóstico e maneiras de combate da gonorreia.
Entendendo a Gonorreia
Essa infecção é uma doença causada por bactéria que afeta sobretudo as mucosas do sistema urinário, incluindo canal urinário, cérvix, reto e faringe. Mesmo que tenha tratamento acessível, a falta de diagnóstico precoce pode desencadear problemas de saúde significativos.
Principais Sintomas da Gonorreia
Os sinais da infecção podem ser diferentes de acordo com o sexo, e, em certos quadros, a doença pode não apresentar sintomas. Se houver sintomas, os principais sinais incluem:
Nos Homens:
Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Desconforto ao urinar
Sensibilidade testicular
Vermelhidão e inchaço na uretra
Em Mulheres:
Corrimento vaginal anormal
Dor ao urinar
Perda de sangue inesperada
Desconforto na relação sexual
Sensação de peso na pelve
Complicações Possíveis:
A gonorreia também pode afetar a garganta, causando dor e inflamação, além de atingir os olhos e a região retal, causando irritação, secreção e inflamação.
Modos de Contágio da Gonorreia
A maneira mais frequente de propagação ocorre por meio do contato sexual desprotegido, englobando sexo oral, anal e vaginal. Ademais, a bactéria pode ser consulte mais informação adquirida durante o parto, levando a infecções neonatais, gerando inflamações severas nos olhos.
Como Identificar a Gonorreia?
O diagnóstico da gonorreia pode ser confirmado com exames específicos, tais como:
Identificação da bactéria na urina: avalia a existência da infecção na urina.
Exame de amostra biológica: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Detecção genética da bactéria: método mais preciso para detectar a infecção.
Tratamento e Prevenção da Gonorreia
O tratamento envolve o uso de antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. Todavia, devido à crescente resistência bacteriana a determinados medicamentos, torna-se essencial aderir ao protocolo médico para garantir a eliminação da bactéria.